terça-feira, 14 de maio de 2013
















Escola Municipal Vale do Amanhecer
Profª Responsável: Claudia Nunes dos Santos Barbosa
Diretora:Leís AdrianaCoordenadora: Zaida Barbosa

Projeto: Educação Ambiental - 2013
Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA
O projeto deverá ser trabalhado de maneira multidisciplinar, envolvendo todos os integrantes da instituição escolar.

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado, muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.”

Participantes do projeto:
Todos os professores da Escola, funcionários , alunos e familiares

Atividades a serem desenvolvidas:
Quadro resumido das atividades a serem realizadas a curto e longo prazo:
Atividades
Prazo
- Palestras;
Curto e longo prazo
Maio - setembro
- Visitas ao Parque Municipal Salto do Sucuriú;
Curto prazo
junho
- Plantação de mudas de árvores pela cidade, em pontos estratégicos
Curto prazo
junho
- Trabalhar a importância da economia de água e luz na escola
Longo prazo
Maio - dezembro
- Coleta seletiva;
Longo prazo
Maio - dezembro
- Horta
Longo prazo
Maio - dezembro
- Utilização do óleo de cozinha – produzindo sabão
Longo prazo
Maio - dezembro
- Jornal Ambiental
Longo prazo
Maio - dezembro

Orçamento:
Qualquer gasto que possamos ter, será financiado pela Secretaria Municipal de Educação e recursos próprio da escola.

Registro:
Todo o desenvolvimento do projeto serão registrados através de fotos e cópias de atividades aplicadas e serão arquivadas entre os projetos da escola.

Escola Municipal Vale do Amanhecer
Profª Responsável: Claudia Nunes dos Santos Barbosa
Diretora:Leís  Adriana Paes silva
 Coordenadora: Zaida Barbosa

Projeto: Educação Ambiental - 2013
Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA
O projeto deverá ser trabalhado de maneira multidisciplinar, envolvendo todos os integrantes da instituição escolar.
  Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado, muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.”

Professores e Funcionários participantes:
Diretora Leis Adriana;
Coordenadora Zaida Barbosa; Professora da sala de tecnologia Eliane Aparecida Bonafé

Alcides de Souza Amorim
Anna Clênia Moreira
Ana Paula Porato
Auricéia Reis Oliveira
Célia Batista Berquó
Claudia Nunes dos Santos Barbosa
Deisi Steinhorst
Edjania Maria da Silva
Egislaine k.da Silva Carlucci
Elian Santos da Silva
Elisângela Gonçalves Rocha
Flavia Afonso Pimentel
Jane Maria dos Reis
Jaqueline Fernanda de Campos Matos
Juliana  Aparecida Candida de Moraes de Paula
Junimarca Candida Ferreira
Karliane aria Resende
Leidinalva Amorim de Souza
Leila do Carmo
Leuzita Paula de Oliveira
Márcia Borges
Maria Prazer da Silva
Marluci Batista de Souza
Marta Magali Veratti
Nilva Novaes de Oliveira
Regina Oliveira Silva
Reila da Silva
Renato da Silva Costa
Rodrigo César Cascarano
Rosalina Martins Arruda
Rosilda da Silva Almeida de Souza
Sandey Eugenio Beteti
Sandra Regina de Campos
Simone Corrêa Menezes
Sueli Campos Cunha
Tamara Esteves Vasquez
Tânia Regina Godoy Corrêa
Vinícios Dias Pina
Virginia Oliveira de Lima
Weiller Resende Carrijo
e as partes principais, os alunos.
Acordo de Convivência coletivo:
Todos os professores juntos organizarão:
- Palestras;
- Visitas ao Parque Municipal Salto do Sucuriú;
- Plantação de mudas de árvores pela cidade, em pontos estratégicos;
- Trabalhar a importância da economia de água e luz na escola;
- Coleta seletiva;
- Entre outros.

Acordo por turma:
1º e 2º Ano
- Verificar, com as crianças, se os vasos de plantas estão sendo devidamente regados;
- Aprender maneiras corretas de acondicionar o lixo, em suas residências;
- Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos;
Entre outros.

2º , 3ºe 4º Ano
- Situações-problemas envolvendo embalagens de supermercado trabalhando o sistema monetário;
- Produzir textos, peças teatrais e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente;
- Os alunos confeccionarão crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usarão no decorrer do projeto, ajudando na preservação do Meio Ambiente;
- Entre outros.

5º Ano
- Produzir texto com temas relacionados ao cuidado com o meio ambiente;
- Produzir textos poéticos sobre Preservação Ambiental;
- Trabalhar com gráficos envolvendo a EA.
- Entre outros.

6º Ano
- Confeccionar objetos e brinquedos, a partir de objetos recicláveis.
- Confeccionar cartazes;
- Expor seus trabalhos para toda a escola, salientando a importância dos 3Rs.
- Trabalhar gráficos sobre o tema.

7º Ano
- Realizar plantações de mudas no jardim da escola, trazendo mais vida para o ambiente. Colocar placas em todas as plantas que tem no pátio da escola com o nome popular e científico de cada espécie;
- Serão responsáveis pelo cuidado da horta juntamente com o guarda da escola, se dividirão em grupos para cuidado diário, sempre orientados pela professora de ciências, no decorrer de todo o ano. ( Será desenvolvido a longo prazo )

8º Ano
- Observar aos arredores da escola, quais são os maiores problemas ambientais e buscar soluções junto com a turma, e procurar solucionar os problemas junto a comunidade, sempre sob orientação da professora de ciências; (Será realizado a longo prazo);
- Conhecer os cuidados que devem ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal condicionado e, transmitir esse conhecimento aos demais alunos da escola.

9º Ano
- Serão os fiscais do cuidado com a economia do ar condicionado, luz, água e observar se os alunos estão desperdiçando comida na hora do lanche;
- Se dividirão em grupos para realizar esse trabalho, serão preparadas mini- palestras sob orientação da professora de ciências, onde os alunos irão passar para os demais e professores a importância da economia e uso correto dos itens citados, e fiscalizarão se estão seguindo as orientações;
- Montar um jornal Ambiental, onde os alunos serão os repórteres, colocando notícias semanalmente sobre EA, curiosidades, alertas, fotos do projeto em andamento, entre outros. ( Será desenvolvido a longo prazo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário